A Drª Leonor Veiga falou-nos das inovadoras técnicas de anestesia e sedação

O medo de ir ao dentista tem os dias contados: as técnicas de anestesia e sedação utilizadas em consultório são cada vez eficazes e seguras, permitindo, na maioria dos casos, que o paciente possa estar relaxado e cooperante para realizar o tratamento sem sentir qualquer tipo de dor.

 

A Drª Leonor Veiga, responsável pela área da sedação, esclarece alguns dos procedimentos habituais que acontecem quando um paciente – criança, jovem ou adulto – se senta na cadeira do dentista.

“Aquilo a que chamamos sedação consciente é uma técnica de sedação inalatória fácil e controlável que permite que o o paciente continue sempre consciente ao longo da consulta e do tratamento. A inalação do gás, protóxido de azoto, permite ao paciente continuar consciente e acordado durante o tratamento. O efeito do gás protóxido de azoto deixa o paciente relaxar e assim minimizar a sensação de dor e a noção do tempo decorrido.”

A técnica de sedação consciente é uma mais-valia nos tratamentos pediátricos, mas pode ser a solução perfeita para alguns adultos com fobia do dentista, problemas de deglutição e reflexo de vómito.

“O paciente tem sempre opção”, sublinha a Drª Leonor Veiga. “Avaliamos caso a caso, qual a técnica mais confortável e vantajosa para cada paciente e para cada tratamento. Por exemplo, em situações de crianças pequenas ou de pacientes com necessidades especiais e diagnóstico de múltiplas cáries, pode ser mais vantajoso realizar uma anestesia geral.”

“A sedação consciente é uma boa opção para qualquer tipo de tratamento dentário. Para cada caso clínico podemos encontrar a solução mais adequada que permita resultados mais satisfatórios. O paciente pode sempre optar pela solução que lhe pareça mais confortável e há até quem opte por não utilizar qualquer tipo de sedação”.

A sedação consciente e a anestesia geral são os métodos atualmente disponíveis cujo objetivo maior é conseguir um paciente calmo com uma experiência satisfatória garantindo a continuidade dos tratamentos e a regularidade das visitas ao dentista.

A MD Clínica, um dos consultórios pioneiros na técnica da sedação consciente, encontra nos testemunhos e experiências positivas dos seus pacientes o reflexo de anos de experiência e aperfeiçoamento destes métodos.