Tratar o ‘ressonar’ com laser: testemunhos na primeira pessoa

A roncopatia ou ressonar (normalmente conhecido como “ronco”) é uma patologia que afeta homens e mulheres em qualquer idade e que muitas vezes não chega, sequer, a ser diagnosticada. Resulta do esforço inspiratório durante o sono, que estreita toda a via aérea superior (a qual tem tendência a colapsar em inspirações mais profundas) e que dificulta a passagem do ar em direção aos pulmões.

Ressonar não é normal, prejudica a qualidade de vida e pode ser a fase inicial da síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, um distúrbio respiratório que se caracteriza por paragens respiratórias durante o sono. Durante os episódios de apneia verifica-se um colapso e uma obstrução das vias aéreas superiores, o que impossibilita a passagem do ar.

Na MD Clínica, a Dra. Alexandra Marques já diagnosticou e tratou a roncopatia (ressonar) de centenas de pacientes. Com tecnologia Laser, o tratamento desta patologia implica a intervenção em diversas zonas da cavidade oral e é, sempre, indolor.

Hoje, damos-lhe a conhecer os casos de dois pacientes que comprovam o sucesso deste tratamento inovador que põe fim ao ressonar.

O caso de Diogo Afonso

Há muito que Diogo Afonso ouvia queixas da sua mulher pela manhã sobre o seu ressonar. “Ressonas e não consigo dormir”, dizia. “Um dia, decidi que tinha de fazer alguma coisa”, recorda o paciente. Foi então que, sendo já paciente da MD Clínica há vários anos, avançou para a marcação de uma consulta de avaliação de roncopatia com a especialista Dra. Alexandra Marques. Os exames confirmaram aquilo que a sua mulher já sabia – “Fiz um estudo do sono e foi detetada a necessidade de corrigir o ronco”, conta Diogo Afonso.

A resposta foi o tratamento com tecnologia Laser. Para este paciente, a rapidez do processo e a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real foram fatores diferenciadores. “Vi resultados logo com a segunda sessão e com a app SnoreLab consegui acompanhar a minha evolução de forma fidedigna”, destaca.

Hoje, no caso deste paciente, ressonar pertence ao passado. “A minha expetativa era deixar de ressonar e, graças à MD Clínica, isso aconteceu!”, conclui.

O caso de Susana Soares

Quando chegou à MD Clínica, Susana Soares vivia numa situação quase-limite por ressonar. E é o marido quem o diz: “Já há muito tempo que não dormia bem devido ao ressonar da minha mulher, que não sabia que ressonava. É uma situação complicada, porque quem ressona não sabe que o faz e não tem culpa, mas é algo que causa uma grande irritação ao parceiro”, lamenta.

Pedro Fonseca decidiu confrontar a mulher para que consultasse um especialista. “O meu marido disse-me que ressonava e que isso o incomodava. Não conseguia dormir. Decidi então marcar uma consulta de avaliação do sono com a Dra. Alexandra Marques na MD Clínica”, recorda Susana Soares.

No caso desta paciente, que apresentava um ronco mais intenso, foi necessário conjugar o tratamento Laser com o uso de dispositivo de avanço mandibular para tratar a roncopatia. “O tratamento demorou 10 semanas e incluiu cinco sessões de laser de 15 em 15 dias, a par do uso de dispositivo de avanço mandibular”, sintetiza.

“Sessão após sessão, foi muito motivador poder acompanhar os resultados na app SnoreLab”, acrescenta Susana Soares. Findo o tratamento à roncopatia, os resultados foram os melhores possíveis: “Deixei completamente de ressonar”, afirma a paciente.

Ronca? Desconfia que o faz? Não sabe? Agende a sua consulta de avaliação.