Dia Mundial da Saúde Oral: e quando uma má higiene oral está associada a 28 doenças sistémicas?

Que é essencial não descurar a saúde oral já é sabido, mas um estudo recente veio reforçar a necessidade destes cuidados regulares, ao concluir que existe uma relação entre as doenças da boca e as doenças sistémicas.

Segundo este artigo, publicado na revista científica Nature Communications por uma equipa de investigadores portugueses, a diabetes e a doença inflamatória do intestino estão entre as 28 doenças sistémicas fortemente associadas a uma higiene oral deficitária. No Dia Mundial da Saúde Oral, e porque não podemos ficar indiferentes às conclusões desta investigação, debruçamo-nos sobre os cuidados a ter para uma higiene oral eficaz e, consequentemente, uma óptima saúde oral.

Saúde Oral: quais os cuidados diários a ter?

Uma saúde oral parca manifesta-se através do aparecimento de cáries e doenças periodontais (infeções que afetam os tecidos e os ossos que suportam os dentes). Para o evitar, é necessário assegurar uma higiene oral diária e cuidada, pois só assim é possível eliminar a placa bacteriana e o tártaro provocados por restos de alimentos. Assim, há alguns passos a seguir.

Ao contrário daquilo que poderá pensar, de acordo com as boas-práticas da higiene e saúde oral, não deve começar pela escovagem, mas sim por passar o fio dentário (ou um escovilhão, se assim preferir) entre os dentes. Por um lado, só assim é possível a higienização completa da boca, uma vez que a escova de dentes não consegue alcançar e limpar os pontos mais estreitos da boca; por outro, a passagem do fio dentário após a escovagem impede uma maior durabilidade dos benefícios da pasta de dentes.

Depois, a escovagem. Deve ser feita duas vezes por dia, durante dois minutos, com uma escova de dentes com cerdas adequadas aos seus dentes. Deverá, também, optar por uma pasta de dentes adequada, de acordo com as indicações do seu médico dentista. E não se esqueça: deve substituir a sua escova de dentes de três em três meses (ou quando já estiver desgastada), para não comprometer a sua saúde oral.

Uma alimentação adequada e equilibrada, idealmente com pouco teor de açúcar, é também fundamental para a manutenção da sua saúde oral.

Saúde Oral: e os cuidados além do dia-a-dia?

Os cuidados de higienização diários, apesar de fulcrais para a manutenção da sua saúde oral, não são suficientes para assegurar os resultados desejados. As consultas de higiene oral, tantas vezes ignoradas, desempenham um papel fundamental na manutenção de uma boa higiene oral, mas também na prevenção da saúde em geral, visto que permitem identificar sinais de algo que possa não estar tão bem quanto seria desejável e encaminhar para a especialidade indicada.

As consultas de higiene oral consistem na remoção do tártaro e de manchas extrínsecas (manchas causadas pelo tabaco, café, chá, entre outras), na aplicação de flúor e são ainda um momento propício ao reforço da motivação para uma higiene oral mais eficaz, com aconselhamento para uma escovagem adequada ao seu caso.

E se até aqui tem sido o receio da dor e da sensibilidade que o tem mantido relutante relativamente às consultas de Higiene Oral, prejudicando a sua saúde oral, temos boas notícias: na MD Clínica disponibilizamos o protocolo de Higiene Oral GBT (Guided Biofilm Therapy – Terapia Guiada por Biofilme) que, através da tecnologia AIRFLOW©, permite um maior alcance em áreas de difícil acesso, maior eficácia na eliminação de manchas e pigmentos dos dentes e um conforto inigualável durante todo o processo.

Não adie a sua saúde oral e marque a próxima consulta de higiene oral.