Quantas vezes já disse que quer deixar de fumar?
Deixar de fumar pode ser um processo difícil, desmotivante e desgastante. Provavelmente já tomou essa decisão algumas vezes, mas não conseguiu cumprir aquilo a que se propôs.
Contudo, fracassar neste processo é normal e não deve sentir-se mal por isso; mais do que uma questão de vontade, deixar de fumar significa conseguir não só pôr termo a um hábito diário, mas principalmente combater a dependência de uma substância altamente viciante. E é por este motivo que se torna tão complexo pôr fim a este comportamento.
Na MD Clínica, disponibilizamos a Consulta para deixar de fumar (consulta de cessação tabágica), que permite, através de um acompanhamento médico especializado e partindo da motivação dos utentes, encerrar definitivamente este capítulo.
Saiba mais sobre a Consulta para deixar de fumar nesta página.
Consulta para deixar de fumar: Quais os objetivos?
A Consulta para deixar de fumar tem como propósito final pôr termo ao hábito de fumar. Para tal:
- Desenvolve um plano de cessação tabágica personalizado e dirigido, sobretudo aos pacientes em reabilitação dentária com implantes, face aos benefícios inerentes ao processo de integração dos mesmos.
- Acompanha o processo de desabituação nas suas diversas fases
- Evitar a recidiva tabágica.
Consulta para deixar de fumar: A quem se destina?
A Consulta para deixar de fumar destina-se naturalmente a fumadores motivados para deixar de fumar, mas também a utentes fumadores interessados em colocar implantes, que idealmente deverão ser referenciados para esta consulta previamente à colocação dos implantes. São também potenciais candidatos da Consulta para deixar de fumar casos de osteonecrose mandibular, má qualidade óssea associada ao tabagismo e pacientes com patologia periodontal.
Consulta para deixar de fumar: Como deixar de fumar?
Na MD Clínica, o método para deixar de fumar baseia-se numa avaliação global do utente. Analisam-se os hábitos e os mecanismos de perpetuação da dependência, o grau de dependência e de motivação para deixar de fumar e ainda possíveis indicações ou contra-indicações para a realização de determinado tratamento farmacológico.
A partir desta avaliação, elabora-se depois um plano terapêutico que inclui uma componente cognitivo-comportamental e/ou uma componente farmacológica com medidas específicas.
Consulta para deixar de fumar: Em que consiste o tratamento?
O tratamento prevê até quatro consultas presenciais, a par de contactos não presenciais (por telefone) intermédios com cada utente. A primeira consulta para deixar de fumar presencial, na qual é realizada a avaliação global do utente, tem uma duração prevista de 45 minutos.
É aconselhado um contacto não presencial no “dia D” – o dia em que cessa o tabagismo – para avaliar o cumprimento das medidas acordadas, as dificuldades sentidas pelo utente ao longo do dia e a sua motivação para seguir o plano estabelecido.
Após o “dia D”, está prevista uma segunda consulta para deixar de fumar de forma presencial, 7 a 15 dias depois, com duração prevista de 30 minutos. Com esta consulta pretende-se fazer uma avaliação dos sintomas de abstinência e dos fatores que ajudam ou não à persistência da vontade de deixar de fumar. Desta forma, é possível colmatar ou minimizar as dificuldades, fazer um reforço motivacional e eventuais ajustes terapêuticos, consoante os possíveis efeitos secundários reportados.
Um mês depois do início do tratamento, está prevista uma terceira consulta para deixar de fumar. Nesta altura, avalia-se a eficácia do tratamento em curso, reajustando o que for necessário.
Dois meses volvidos, prevê-se um contacto não presencial para verificar a continuidade de adesão ao tratamento nos casos de utentes em cujo plano de tratamento tenham sido instituídos fármacos de longa duração.
Ao fim de três meses está prevista a última consulta presencial, realizada sobretudo nos casos de utentes com indicação para o tratamento farmacológico mais prolongado. Nesta consulta é novamente avaliada a eficácia do plano de tratamento até ao momento, bem como a cessação das medidas de apoio estabelecidas.
Nos casos em que a cessação tabágica não se verifique, é estabelecido um novo plano de tratamento.
Consulta para deixar de fumar: Quanto tempo demora o tratamento?
O plano de tratamento tem uma duração média de cerca de 3 meses.
Contudo, a duração do tratamento está dependente de cada caso e das necessidades de cada utente.