A disfunção temporomandibular é a causa mais frequente de dor não dentária na região orofacial.
.
A disfunção temporomandibular é a causa mais frequente de dor não dentária na região orofacial.
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação responsável pelo movimento da mandíbula. Denomina-se disfunção temporomandibular a qualquer problema que impeça o próprio funcionamento desta articulação.
A disfunção temporomandibular apresenta muitos sintomas e sinais. Os sinto mas mais comuns incluem:
- dores de cabeça ou ouvidos
- sensação de desencaixe ou bloqueio ao abrir/ fechar a boca
- dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar
- sensibilidade muscular
- estalidos e bloqueio dos movimentos da articulação
.
Como se diagnostica a disfunção temporomandibular?
Para tratamento da disfunção temporomandibular é necessário compreender a sua etiologia, realizando um correto diagnóstico.
Em primeiro lugar, o paciente apresenta os seus sintomas – como e quando surgiram – e o seu quadro clínico geral é avaliado.
De seguida é feita uma avaliação à mandíbula – a articulação e a musculatura envolvente – se existe alguma restrição ou alteração à mobilidade mandibular, ou dor.
.
Qual o tratamento para a disfunção temporomandibular?
Para o tratamento da disfunção temporomandibular, a Fisioterapia Orofacial é essencial para trabalhar os músculos, recomendar exercícios diários enquanto complemento do tratamento.
O Médico Dentista poderá receitar alguma farmacologia, pedir exames complementares de diagnóstico, e, eventualmente, uma goteira de relaxamento.
Por vezes, pode ser necessário complementar o tratamento da disfunção temporomandibular com viscossuplementação – injeções de ácido hialurónico dentro da articulação – é administrada pelo médico dentista.
A coordenação entre as diferentes especialidades é essencial para garantir o sucesso do tratamento e acima de tudo, restaurar o seu conforto.
.