Consulta do Hálito

A MD Clínica conta com um dos especialistas de maior prestígio europeu no estudo da halitose, e serve-se de tecnologia ímpar no diagnóstico: aparelhos de análise ao hálito (cromatógrafos gasosos e biosniffing ou “nariz eletrónico”) e análise microbiológica através do ADN bacteriano.

 

Na MD Clínica somos conscientes do impacto que a halitose pode provocar na qualidade de vida de uma pessoa. Por este motivo, estabelecemos esta consulta por intermédio do Instituto del Aliento, centro pioneiro no estudo, diagnóstico e tratamento da halitose com mais de 9000 pacientes em 90 países.

 

Dr. Jonas Nunes: prestígio e garantia de qualidade

A consulta da halitose é dirigida por o Prof. Doutor Jonas Nunes, clínico, investigador  e diretor do Instituto del Aliento a nível internacional, e da Unidade de Halitose do Hospital Teknon em Barcelona.

 

A Consulta do Hálito pode ajudar-me?

A nossa Consulta do Hálito destina-se principalmente a pessoas com halitose que:

  • Já possuem uma correta higiene oral/utilizaram vários elixires, usam fio dentário e limpam a língua regularmente;
  • Consultam anualmente o dentista, que já analisou e verificou como saudáveis a boca/dentes/gengiva do paciente;
  • Não comem de forma regular alho, cebola ou outros alimentos com cheiro intenso;
  • Aparentemente não padecem de qualquer doença que justifique a alteração do hálito.

Também tratamos outros sinais ou sintomas associados com o mau hálito, como a boca seca, mau sabor de boca, saburra lingual, ardor de boca, cálculos/caseos amigdalinos, rinorreia posterior, entre outros.

 

A importância de um diagnóstico acertado

Não existe um tratamento ou remédio universal para o mau hálito. A explicação é que existem mais de 80 causas responsáveis pela halitose patológica, e cada uma requer um tratamento específico/individualizado.

Se não se determina a causa exata da halitose, o tratamento terá uma baixa probabilidade de sucesso. Por este motivo, a Consulta do Hálito na MD Clínica aborda o problema na sua origem, e utiliza o protocolo HCP Arthyaga para diagnosticar a causa exacta do mau hálito.

 

A taxa de êxito mais elevada

Em geral, a eliminação do mau hálito pode ser verificada por um confidente (pessoa de confiança) aos 3-4 dias após iniciar o tratamento, e a cura alcançada através do protocolo médico utilizado pelo Dr. Jonas Nunes obteve uma percentagem de êxito superior a 97%.

 

Consultas

Para o diagnóstico e tratamento do mau hálito, a maioria dos pacientes precisa de 4 consultas com uma duração média de 20-30 minutos cada:

1ª CONSULTA: COLHEITA DE AMOSTRAS E DADOS MÉDICOS (denominado “Estudo do Hálito”)
Na primeira consulta são feitas as colheitas das amostras biológicas: bactérias, saliva e hálito (ar expirado), e recolha da informação médica do paciente que pode influenciar o estado do hálito.

É importante vir a esta consulta sem ter comido, bebido ou realizado procedimentos de higiene oral nas duas horas anteriores à consulta. As amostras serão enviadas a um laboratório especializado em Barcelona para identificar os gases ou substâncias que produzem o mau odor e as suas origens. Estas análises, conjuntamente com os dados médicos, servem para determinar a causa do problema.

 

2ª CONSULTA: INÍCIO DO TRATAMENTO
Três semanas após a primeira consulta já existem condições de prescrever o tratamento mais adequado para o seu caso de halitose.

Na maior parte dos casos, o tratamento durará um período de tempo reduzido, geralmente suportado na toma de fármacos prescritos pelo Dr. Nunes. Naqueles casos em que seja necessário um tratamento ou cirurgia complementar (origem rinosinusal, amigdalina, gástrica, etc.) proporcionaremos o diagnóstico e o plano de tratamento para que realize este último com um profissional/centro da sua conveniência (convénio, seguro ou sistema Nacional de Saúde).

 

3ª CONSULTA: PRIMEIRO CONTROLO
Um mês após o início do tratamento efetuaremos um primeiro controlo para confirmar o êxito do tratamento e estabelecer, caso seja necessário, eventuais ajustes do mesmo.

 

4ª CONSULTA: SEGUNDO CONTROLO
Três meses depois realizaremos uma segunda consulta de controlo para confirmar a eliminação permanente da halitose, emitir a alta e entregar as pautas finais de manutenção.

 

Possibilidade de contacto inicial sem compromisso

Devido ao carácter inovador desta consulta em Portugal, proporcionamos aos interessados – que necessitem de esclarecimentos adicionais – a possibilidade de uma breve toma de contacto com o Dr. Jonas Nunes, sem custo.

 

VER MAIS ESPECIALIDADES