Implantes Zigomáticos

Os Implantes Zigomáticos têm como especial missão a devolução da esperança a pacientes com quantidades de osso bastante reduzidas, ou que já foram reabilitados com implantes, mas sem sucesso..
 
 

Os Implantes Zigomáticos são a resposta que faltava para os pacientes que, por não terem osso maxilar suficiente, não podiam reabilitar através de métodos de implantologia tradicional – ou necessitavam de cirurgias para enxertos ósseos, de recuperação dolorosa.

A cirurgia para colocação do Implante Zigomático é, atualmente, a mais avançada técnica de reabilitação protética do maxilar atrófico: adaptada à anatomia do paciente, é minimamente invasiva e não exige a realização de osteotomias ou qualquer corte de osso do maxilar, distinguindo-se, também, pela preservação dos tecidos moles.
 
 

Implantes Zigomáticos: Dentes fixos num só dia e sem enxertos

Na MD Clínica somos especialistas na reabilitação da atrofia severa da maxila usando próteses dentárias fixas (Implantes Zigomáticos), ancorados no osso malar. Assim, evitamos a necessidade de cirurgia para realizar enxertos ósseos.
 
 

Após a extração dentária

Geralmente, a perda de osso após a extração dentária e o uso de próteses dentárias resultam em atrofia óssea, conduzindo a uma redução no volume de osso maxilar para a colocação de implantes orais. Esta situação é um verdadeiro desafio.
 
 

Antecedentes terapêuticos

 Tradicionalmente, a opção terapêutica para estes pacientes tem sido algum tipo de procedimento de aumento ósseo para aumentar o volume de osso capaz de suportar a carga mastigatória.

Geralmente, a maxila atrófica era tratada com grandes enxertos ósseos da perna ou do crânio. Este procedimento requeria anestesia geral e/ou técnicas invasivas. Mais: após o enxerto, deve ser respeitado um período de cicatrização de vários meses antes de serem colocados os implantes. Além disso, o paciente não pode usar prótese dentária durante várias semanas após a cirurgia.

A decisão clínica dependerá das condições locais e sistémicas do paciente, preferências pessoais e custo. Os indivíduos mais velhos ou clinicamente comprometidos podem não ser candidatos ao enxerto devido ao aumento do risco e morbilidade cirúrgica.
 
 

Uma nova era

As alternativas aos procedimentos de enxerto ósseo, como implantes angulados e implantes no arco zigomático ou malar (Implantes Zigomáticos), estão já amplamente documentadas e o seu sucesso está cientificamente provado.

Implantes angulados foram propostos como uma alternativa aos enxertos ósseos e os resultados indicaram que estes implantes poderiam substituir quase todos os procedimentos de enxertos de osso. O arco zigomático malar não é afetado pela atrofia derivada da perda de dentes.

Neste procedimento alternativo, o Implante Zigomático possui a maior carga mastigatória e é colocado no osso residual da boca. Através de uma via intra ou extra sinusal é estabilizado no arco do zigoma. Outros implantes de tamanho padrão serão anexados à frente da boca para estabilizar a construção.

Foram descritas poucas complicações e, ao contrário da cirurgia de enxerto, é necessário apenas um único procedimento cirúrgico.
Não é necessária anestesia geral. Recomenda-se sedação intravenosa e anestesia local.
 
 

Tudo num só dia

O procedimento para colocação do implante zigomático será realizado num único dia e inclui:

  • Eventual extração dos restantes dentes considerados inúteis.
  • Colocação do implante zigomático e entrega em 24 horas de uma prótese dentária fixa temporária que é fixada por parafusos sem palato. Na verdade, a técnica permite o uso imediato de dentes fixos.

Após a intervenção, serão prescritos antibióticos  por uma semana e uma dieta suave durante os primeiros 3 meses. Eventualmente, a mudança da primeira prótese para uma de conceção mais elaborada e esteticamente projetada será considerada após os primeiros cinco meses.
 
 

Implantes Zigomáticos: Um procedimento menos invasivo

Embora os Implantes Zigomáticos permitam dar resposta a casos-limite, a verdade é que este procedimento continua ainda a ser pouco disponibilizado no nosso país e é desconhecido entre muitos pacientes.

Na MD Clínica, a nossa equipa de especialistas em Implantes Zigomáticos, liderada pela Dra. Alexandra Marques, já tratou com sucesso milhares de pacientes. O testemunho da paciente Manuela é paradigmático da aplicabilidade deste tipo de implantes. .