Endodontia com Microscópio

A Endodontia, cuja técnica é informalmente conhecida como “desvitalizar um dente”, é a área da Medicina Dentária que assegura a manutenção de dentes traumatizados, com cáries profundas ou processos inflamatórios irreversíveis e trata o alívio de sinais e sintomas característicos destes processos.

.
Reunimos um conjunto de perguntas e respostas para que não tenha dúvidas acerca deste tratamento dentário.

 

O que é a Endodontia

Na presença de uma cárie profunda, traumatismos, parafunção, os dentes podem desenvolver processos inflamatórios irreversíveis e/ou infeciosos. A Endodontia é a área da Medicina Dentária que assegura a manutenção destes dentes na boca e o alívio de sinais e sintomas caraterísticos destes processos.

 

Como é o tratamento para desvitalizar um dente?

Este tratamento consiste primariamente na remoção do conteúdo e desinfeção do interior do dente, para posteriormente preenchimento e selagem dos canais radiculares com um material dentário biocompatível.

 

Quantas consultas são necessárias para desvitalizar um dente?

O procedimento para desvitalizar um dente pode ocorrer em várias sessões ou em sessão única, dependendo de um diagnóstico prévio e da evolução do tratamento.

 

Quais as vantagens de tratar um dente que não está vital?

O dente natural, mesmo sem vitalidade, permite a manutenção do nível de osso, estabilidade da oclusão, eficiência da mastigação, fala e estética facial. O melhor implante é o dente natural.

 

Após desvitalizar um dente, o mesmo ficam com a estrutura mais frágil?

Sim. O dente perde a sua resistência inicial, mas existem formas de o compensar através de restaurações indiretas (coroas, overlays) e restaurações diretas (compósito).

 

Após desvitalizar um dente, porque é importante restaura-lo?

Para fazer a desvitalização foi criado um acesso ao interior do dente, cuja selagem exige uma restauração definitiva. A escolha do tipo de restauração definitiva a realizar depende da estrutura do dente íntegro remanescente.

 

Se a restauração de um dente com tratamento endodôntico fraturar, que devo fazer?

A restauração dentária reforça por um lado o dente e, por outro, permite uma selagem hermética do seu interior, prevenindo a re-infeção. Se a restauração fraturar deve ser substituída de imediato, evitando a contaminação dos canais dentários.

 

O que devo fazer se tiver um abcesso dentário?

Deve dirigir-se com a maior brevidade ao dentista. O abcesso dentário é uma infeção com origem no dente que se propaga aos tecidos vizinhos, e que não se resolve com medicação (apenas melhora temporariamente).

 

O tratamento para desvitalizar um dente provoca dor?

Não. Todo tratamento para desvitalizar um dente é feito com anestesia e, portanto, sem dor.

 

Um dente desvitalizado pode mudar de cor?

Sim. Eventualmente, ao logo do tempo, pode haver alteração da cor do dente comprometendo a estética. Tal facto pode ser compensado através de soluções como o branqueamento interno ou as facetas estéticas.

 

O que é o branqueamento interno?

É uma técnica de branqueamento de dentes com tratamento endodôntico realizada apenas no consultório.

O microscópio é a melhor ferramenta para visualizar a anatomia dentária não visível a olho nu.

Vantagens do uso de microscópio:

  • Imagem Ampliada: o nosso microscópio Zeiss fornece uma ampliação de 2,5x a 31,25x, com uma visão mais profunda e ampla do que as lupas tradicionais.
  • Precisão aumentada: permite que o endodontista seja conservador no tratamento, executando uma cavidade de acesso à raiz do dente sem remover desnecessariamente demasiada estrutura dentária.
  • Iluminação melhorada: uma luz LED está montada diretamente na cabeça do microscópio e fornece uma luz branca e brilhante, que ilumina a intervenção.
  • Visualização melhorada: os médicos dentistas conseguem tratar somente o que podem ver. A lente do microscópio pode ser colocada diretamente sobre a boca do paciente sem qualquer desconforto adicional.

 
 
MARCAR CONSULTA