O medo, a ansiedade e experiências dolorosas anteriores são fatores que levam muitas vezes a evitar uma consulta de Medicina Dentária.
.
Muitas vezes, os pacientes deixam arrastar no tempo uma visita – demora que pode tornar impossível a recuperação dos dentes afetados, levando à extração. Se já teve uma destas experiências este serviço é para si.
A Medicina Dentária atual disponibiliza uma variedade de técnicas com o objetivo de eliminar a ansiedade, o medo e o reflexo de vómito quase por completo, quer em adultos quer em crianças.
A sedação consciente com óxido nitroso é uma técnica utilizada na MD Clínica com praticamente 100% de êxito em relação ao medo, fobia, stress e reflexo de vómito acentuado.
Já consagrada nos EUA e na Europa há muitos anos, esta técnica utiliza uma mistura de Óxido Nitroso e Oxigénio. É utilizada com o objetivo de eliminar a dor ou expetativa de dor, permitindo ao paciente ficar muito mais relaxado.
Esta técnica consiste na administração do gás através de uma máscara nasal, cuja dosagem é controlada pelo médico com suporte de um aparelho misturador.
Durante a administração do gás, e para sua maior segurança, o paciente é monitorizado através de aparelhos que registam os sinais vitais, batimentos cardíacos, oxigenação do sangue e pressão arterial. É uma técnica segura tanto em adultos como em crianças.
Caraterísticas da Sedação Consciente
A sedação consciente com óxido nitroso produz uma depressão mínima do nível de consciência, onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais. O Óxido Nitroso é um gás respirável, não irritante, incolor e com um cheiro adocicado.
Os efeitos dependem da concentração e do tempo de administração. No entanto, o paciente permanece sempre consciente, cooperante, e responsivo ao médico.
Vantagens
- A sedação consciente tem uma ampla aplicação na Medicina Dentária, podendo ser utilizada em praticamente todos os procedimentos e em todas as especialidades.
- Ação rápida (o gás atinge o cérebro em 20 segundos e demora cerca de 2 ou 3 minutos para atuar).
- A profundidade da sedação pode ser alterada a qualquer momento pelo médico.
- O período de recuperação é extremamente curto (5 a 10 minutos).
- Tem poucos efeitos secundários, não tendo efeito negativos no cérebro, coração, pulmões, rins e fígado.
- Elimina reflexos do vómito mesmo em casos muito acentuados.
- Completamente diferente e mais simples do que a anestesia geral – na maioria dos casos não é necessária a presença de um acompanhante.
- O preço é acessível.
Limitações
- Incapacidade do paciente respirar pelo nariz (síndrome gripal ou alergia). Como a inalação do gás é feita pelo nariz, se não pode estar obstruído.
.
.