Ortodontia no Adulto

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares, através da utilização de aparelhos dentários.

 

As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (familiares, por ex. queixo ou dentes salientes do pai ou mãe), naturais (hábitos de “chuchar no dedo”, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite), ou combinação das duas.

 

Benefícios dos aparelhos dentários:

  • A melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima.
  • O correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
  • A melhoria da função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefício em termos de saúde geral.

 

O tratamento ortodôntico no adulto

  • Qualquer pessoa com problemas ortodônticos pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.
  • Em média, o tempo de tratamento está entre 18 a 24 meses, podendo variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efetuar.
  • No tratamento ortodôntico com recurso a aparelho fixo, os dentes são movimentados através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem a transformação do osso que os rodeia.
  • Os aparelhos dentários podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas após serem colocados ou ajustados na consulta de controlo. Todavia, esse incómodo desaparece rapidamente.
  • Os aparelhos dentários fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo pequenos lanches), utilizando uma pasta fluoretada e escova ortodôntica (especial para higienizar brackets e arcos).

 

Orthopulse reduz para metade o tempo de tratamento

Orthopulse é um dispositivo clinicamente provado que potencia a luz LED de baixo espectro de forma a facilitar e acelerar o movimento dos dentes. Neste link, encontra mais informações sobre esta tecnologia.

 

 

VER MAIS ESPECIALIDADES