Periodontologia

A Periodontologia diagnostica e trata as doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como são a gengivite e a periodontite.

As doenças periodontais

Doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são doenças inflamatórias que afetam os tecidos de suporte dos dentes.

A gengivite é uma doença caracterizada pela inflamação da gengiva e que apresenta como principais sintomas: hemorragia, edema gengival e dor. É normalmente causada por bactérias que formam a placa bacteriana , podendo ser causada ou modificada por vários fatores como alterações hormonais, medicação ou outras situações sistémicas

A periodontite é uma doença inflamatória crónica de etiologia bacteriana que afeta os tecidos de suporte dos dentes. Para além das manifestações de gengivite, apresenta perda óssea e recessão gengival, mobilidade dentária, migração dentária, espaços entre os dentes, entre outros. É causada por placa bacteriana, podendo ser afetada por outros factores como o tabaco ou a diabetes.

 

Diagnóstico e sinais de alerta

A consulta de diagnóstico periodontal inclui uma avaliação clínica exaustiva dos tecidos de suporte dos dentes (periodontograma) e a realização de uma série de radiografias.

A avaliação clínica e radiográfica permite estabelecer o diagnóstico e o prognóstico geral e individual de cada dente.

 

As principais manifestações / sinais de alerta das doenças das gengivas são:

  • Hemorragia nas gengivas
  • Edema nas gengivas
  • Retracção das gengivas
  • Mobilidade dentária
  • Espaços entre os dentes
  • Dor na gengiva
  • Abcessos gengivais

Na presença de qualquer um destes sinais deve consultar o seu médico dentista ou higienista.

 

Tratamentos de doenças periodontais

O tratamento de qualquer doença das gengivas começa com a explicação das características da doença diagnosticada.

Na primeira consulta é  realizada a instrução para uma correta higiene oral (escova, fio dentário, escovilhão), uma vez que um bom controlo da placa bacteriana é essencial para estabilizar quer a gengivite, quer a periodontite.

É ainda realizada uma destartarização e alisamento radicular para controlo da inflamação.

 

 

VER MAIS ESPECIALIDADES