Tratamento da Apneia do Sono

Apercebe-se de que ronca (ressona) ou alguém já alertou que o faz? Sofre de sonolência e sente que não descansa o suficiente depois de uma noite que teria tudo para ser reparadora?

Se as respostas são afirmativas, saiba que estes são alguns dos sintomas da Apneia do Sono, uma patologia que afeta um milhão de portugueses e que pode potenciar outros problemas de saúde.

Mas não se preocupe: o tratamento da Apneia do Sono é eficaz. Na MD Clínica fazemos o diagnóstico e efetuamos o tratamento da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) de forma inovadora, para que recupere o sono reparador. Não ignore a estatística e conheça melhor esta patologia.
 
 
 

O que é?

 
A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por paragens respiratórias durante o sono com duração superior a 10 segundos e frequência de pelo menos cinco vezes por hora. Ocorre devido ao colapso da via aérea superior. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam alterações ao nível da faringe que motivam este problema. Em muitos casos de Apneia do Sono, os pacientes têm excesso de peso.

Nos adultos, a Apneia do Sono tem a classificação seguinte:

  • Ligeira: entre 5 e 15 eventos por hora
  • Moderada: se ocorre entre 15 e 30 eventos por hora
  • Grave: superior a 30 eventos por hora

Na MD Clínica, o tratamento desta Síndrome garante excelentes resultados na síndrome leve e moderada; no caso da síndrome grave, permite melhorias, mas não põe fim à patologia.
 
 
 

Quais os sintomas?

 
Em muitos casos, o paciente não tem conhecimento dos episódios de apneia e são os familiares que se apercebem de determinados sintomas, especialmente durante a noite.

Entre os sintomas mais evidentes está o ronco (ressonar) alto, mas também a sensação de sonolência excessiva. Cefaleias matinais, despertares noturnos recorrentes e súbitos com engasgos ou com sensação de sufoco e necessidade de urinar durante o sono podem também ser sintomáticos desta patologia.

Se verifica a ocorrência de algum destes sintomas, marque uma consulta na MD Clínica para que a Dra. Alexandra Marques e a sua equipa de especialistas possam fazer o diagnóstico e avaliar se o tratamento da Apneia do Sono é uma opção no seu caso.
 
 
 

Quais as consequências da Apneia do Sono?

 
A Apneia do Sono coloca em risco a sua saúde e pode provocar problemas graves. Distúrbios respiratórios, doenças cardiovasculares como hipertensão e arritmias, e distúrbios psicológicos e intelectuais – desde dificuldades de atenção e concentração, a colapso nervoso, a possíveis mudanças frequentes de humor, a um estado de ansiedade e irritabilidade frequente – são quadros clínicos que pode desenvolver caso não faça o diagnóstico e o tratamento da Apneia do Sono.

Explicamos de seguida o que precisa saber sobre o curso de tratamento que realizamos na MD Clínica.
 
 
 

Em que consiste o tratamento da Apneia do Sono?

 
Na MD Clínica, a nossa equipa especialista tem as competências e os equipamentos necessários para diagnosticar e realizar o tratamento da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Somos um Centro Reconhecido pela BTI Biotechnology Institute, totalmente habilitado a diagnosticar e tratar apneias leves e moderadas.

O procedimento é simples: Com recurso a uma técnica inovadora e indolor, a Dra. Alexandra Marques aplica laser em diversas zonas da cavidade oral ao longo de várias sessões, permitindo a retração das mucosas e do palato mole para possibilitar uma maior abertura da via aérea superior e a consequente redução do ronco e crises de Apneia.

A ação deste tratamento tem resultados logo após a primeira sessão, e por norma, são necessárias cinco sessões. Em consulta, a Dra. Alexandra Marques irá responder a todas as perguntas que possa ter sobre o diagnóstico e o protocolo de tratamento.

Não adie mais e evite problemas mais graves. Marque a sua consulta e comprove a eficácia do tratamento da Apneia do Sono.