Tratamento da Apneia do Sono

Recentemente, na nossa clínica contamos com um novo recurso: a última geração da tecnologia laser com diferentes aplicações em tratamentos de Medicina Dentária e Medicina Estética. Mas as potencialidades desta tecnologia não se esgotam nas intervenções já previstas nestes segmentos.

Na MD Clínica o mesmo sistema laser é também utilizado no tratamento da Apneia do Sono.

A tecnologia laser no tratamento da Apneia do Sono

O tratamento da Apneia do Sono com recurso à tecnologia laser é indolor, e consiste em várias sessões efectuadas em diversas zonas da cavidade oral, retraindo as mucosas e o palato mole para permitir uma maior abertura das vias aéreas superiores e a consequente redução da roncopatia e crises de apneia (falta de ar durante o sono).

Será feita uma contracção de todos os tecidos do palato mole e em redor sem inflamação.

A sua ação tem resultados logo após a primeira sessão, sendo que, por norma, este tratamento da Apneia do Sono com laser necessita de 5 sessões.

Os problemas de sono são frequentemente ignorados por serem considerados “normais”, contudo não há nada de normal em ressonar, acordar cansado ou sentir falta de ar durante o sono.

Estima-se que 1 em cada 4 adultos sofrem de apneia do sono.

Se é um deles, não deixe de nos contactar para resolver de vez este problema.

O que é o Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono?

O Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono – SAOS – é um distúrbio respiratório que se caracteriza por paragens respiratórias durante o sono. Estas paragens designam-se por apneias e podem ter duração e frequência variáveis.

Durante estes episódios existe um colapso e uma obstrução das vias aéreas superiores, o que impossibilita a passagem do ar. É definida pela cessação temporária da respiração, por mais de dez segundos, causando um colapso, seja por redução ou por paragem do fluxo de ar para os pulmões.

A duração dos intervalos pode variar entre alguns segundos a vários minutos, estas interrupcões breves e repetidas na respiração provocam um sono fraccionado e não reparador.

Nos adultos temos a seguinte classificação:

• Ligeira: entre 5 e 15 eventos por hora
  • Moderada: se ocorre entre 15 e 30 eventos por hora
  • Grave: superior a 30 eventos por hora

O nosso tratamento da Apneia do Sono com laser garante-lhe excelentes resultados no síndrome leve e moderado; no caso do síndrome grave, vai melhorar muito, mas este não desaparece.

Consequências deste síndrome

• Sonolência diurna excessiva devido à má qualidade do sono, comprometendo a capacidade intelectual e desempenho das atividades diárias. Eleva o risco de acidentes de viação e acidentes de trabalho
  • Distúrbios respiratórios
  • Doenças cardiovasculares: hipertensão e arritmias
  • Distúrbios psicológicos e intelectuais: dificuldades de atenção e concentração, colapso nervoso, entre outros; possíveis mudanças frequentes de humor, estado de ansiedade, dor de cabeça (especialmente na parte da manhã) e irritabilidade

Tratamento Certificado

Em muitos casos, o paciente não tem conhecimento dos episódios de apneia e são os familiares que se apercebem dos sintomas, especialmente durante a noite. Por esta razão, o casal ou a família do doente têm um papel fundamental na deteção de eventuais sintomas desta patologia, pois são quem deteta a existência de um ronco alto, movimentos corporais frequentes e paragens respiratórias.

Note-se que nem todas as pessoas que ressonam ou têm sintomas semelhantes aos descritos sofrem de Apneia Obstrutiva do Sono, existem outros distúrbios e doenças que podem causar sonolência diurna e sono de má qualidade.

Esta patologia pode ser diagnosticada e tratada na nossa clínica, depois de realizar uma polissonografia no nosso espaço. Somos um Centro Reconhecido pela BTI Biotechnology Institute, totalmente habilitado a diagnosticar e tratar apneias leves e moderadas.

Se tiver interesse neste tratamento da Apneia do Sono, deverá agendar consulta para a Dra. Alexandra Marques.