“O maravilhoso mundo do laser”

Na edição de dezembro da revista de Saúde Oral, é destacado o trabalho da Dra. Alexandra Marques nas inovadoras aplicações do laser em medicina oral.

“O uso do laser na medicina oral tem sido alvo de uma acentuada evolução tecnológica”, no entanto “a maioria dos tipos de laser já existia, apenas eram pouco explorados”.

“Na medicina dentária, pouco mais se usava além do laser diodo. Para mim, a introdução do laser E: YAG trouxe imensas vantagens e protocolos que vieram diminuir o tempo de recuperação, trazer rapidez para o procedimento e, claro, novas indicações de tratamento”.

E continua: “atualmente, o laser pode ser utilizado em quase todas as áreas de medicina dentária. Implantologia, odontopediatria, periodontologia, cirurgia, endodontia, dentisteria, estética facial, ortodontia… As últimas novidades são a remoção de coroas e facetas em poucos segundos, a bioestimulação, que quando realizada após a cirurgia reduz imenso o downtime [período necessário de inatividade para a recuperação] e o desconforto pós-operatório, a aceleração do tratamento ortodôntico, a preparação da superfície antes de cimentar coroas e facetas, o tratamento da sensibilidade dentária, entre outros”.

A Dra. Alexandra salientou ainda a importância crucial da formação em laser. Reconhece que apesar de ser “um investimento alto, tem retorno garantido“.

Em Portugal, ainda existe uma grande lacuna na formação em laser essencial para a sua aplicação. Para exemplificar a necessidade de investimento em formação, a Dra Alexandra estabelece a seguinte comparação: “Não vale a pena comprar um Lamborghini se não tiver carta de condução, certo?”.

Com o intuito de colmatar esta realidade, a MD Formação lançou um curso de Laser em Medicina Dentária vocacionado para profissionais de Medicina Oral que pretendam integrar esta tecnologia na sua prática (próxima edição já ESGOTADA).

Aproveite e leia o artigo na íntegra!
Clique na imagem para abrir.
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser
MD Clínica | Laser

® Reportagem Saúde Oral