Não interrompa a sua higiene (saúde) dentária
A regularidade é imprescindível para reduzir consideravelmente o risco de patologias.
.
Cuidados de higiene diários, ter uma alimentação cuidada e equilibrada e o acompanhamento profissional regular são gestos essenciais que contribuem para a sua saúde dentária e permitem diminuir consideravelmente o real risco de desenvolvimento de patologias.
Neste contexto de pandemia e confinamento, cabe-nos lembrar que não pode descurar cuidados diários e pontuais. Há, de facto, consequências agravadas se não o fizer.
.
Estes são os cuidados diários básicos recomendados para a manutenção da saúde dentária:
- escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia
- bochechar com um elixir próprio uma vez por dia
- usar fio dental diariamente
- substituir a escova de dentes a cada três ou quatro meses (mais cedo se as cerdas estiverem desgastadas)
.
No entanto, não são suficientes para garantir a saúde dentária.
.
O acompanhamento profissional regular nas consultas de higiene oral permite à nossa equipa clínica a minuciosa remoção do tártaro acumulado – por vezes intragengival – prevenindo o desenvolvimento de patologias orais e assegurando a sua saúde dentária.
A frequência das consultas é adaptada a cada paciente e às necessidades de acompanhamento da sua saúde dentária.
Regra geral, é recomendada uma visita a cada 6 meses. No entanto, em casos de pacientes que sofram de gengivite ou periodontite, as consultas podem ter um intervalo menor.
.
Os riscos de se perder a regularidade na higiene para a saúde dentária
O tártaro é responsável pelo desenvolvimento de doenças orais como cáries, gengivite, periodontite, halitose, abcessos e sensibilidade dentária.
Nas consultas de higiene oral na MD Clínica, o seu médico dentista ou higienista, para além de assegurar a remoção de tártaro, irá também aconselhar os cuidados a ter dado o seu quadro de saúde dentária naquele momento.
E isto é absolutamente essencial. Ainda recentemente a OMS relacionava a saúde dentária com a saúde geral desta forma: há dados científicos que provam uma relação entre fatores como a cárie dentária, a doença periodontal e as doenças crónicas com a diabetes, as doenças cerebrovasculares e as doenças respiratórias. A falta de saúde dentária pode efetivamente contribuir para a degradação da saúde geral.
É por isso muito importante desenvolver (e manter) hábitos de higiene oral regulares e cuidados.
.
Higiene oral na MD Clínica
Os cuidados de higiene diários, apesar de essenciais à saúde dentária, não conseguem assegurar a limpeza detalhada e minuciosa.
Para fazermos um acompanhamento preciso, minucioso e preventivo, dispomos de técnicas e equipamentos que nos permitem fazer o acompanhamento global da sua saúde dentária:
- Radiografias e, se necessário TAC, para registo, diagnóstico e acompanhamento detalhado da sua saúde dentária entre sessões de higiene oral
- Profijet – jacto com um pó que reduz as manchas dos dentes
- AirFlow – este sistema permite limpar com maior eficácia e assegura a remoção total de tártaro e bactérias sem, para isso, comprometer o seu conforto ou saúde dentária
Mesmo em contexto de confinamento, tem autorização para circular e garantir os cuidados de saúde necessários. Não o deixe de fazer.
.
.