Não interrompa a sua higiene (saúde) oral

A regularidade é imprescindível para reduzir consideravelmente o risco de patologias.

.

Cuidados de higiene diários, ter uma alimentação cuidada e equilibrada e o acompanhamento profissional regular são gestos essenciais que contribuem para a sua saúde oral e permitem diminuir consideravelmente o real risco de desenvolvimento de patologias.

Neste contexto de pandemia e confinamento, cabe-nos lembrar que não pode descurar cuidados diários e pontuais. Há, de facto, consequências agravadas se não o fizer.

.

Estes são os cuidados diários básicos recomendados para a manutenção da saúde oral:

  • escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia
  • bochechar com um elixir próprio uma vez por dia
  • usar fio dental diariamente
  • substituir a escova de dentes a cada três ou quatro meses (mais cedo se as cerdas estiverem desgastadas)

.

No entanto, não são suficientes para garantir a saúde oral.

.

O acompanhamento profissional regular nas consultas de higiene oral permite à nossa equipa clínica a minuciosa remoção do tártaro acumulado – por vezes intragengival – prevenindo o desenvolvimento de patologias orais e assegurando a sua saúde oral.

A frequência das consultas é adaptada a cada paciente e às necessidades de acompanhamento da sua saúde oral.

Regra geral, é recomendada uma visita a cada 6 meses. No entanto, em casos de pacientes que sofram de gengivite ou periodontite, as consultas podem ter um intervalo menor.  

.

Os riscos de se perder a regularidade na higiene para a saúde oral

O tártaro é responsável pelo desenvolvimento de doenças orais como cáries, gengivite, periodontite, halitose, abcessos e sensibilidade dentária.

Nas consultas de higiene oral na MD Clínica, o seu médico dentista ou higienista, para além de assegurar a remoção de tártaro, irá também aconselhar os cuidados a ter dado o seu quadro de saúde oral naquele momento.

E isto é absolutamente essencial. Ainda recentemente a OMS relacionava a saúde oral com a saúde geral desta forma: há dados científicos que provam uma relação entre fatores como a cárie dentária, a doença periodontal e as doenças crónicas com a diabetes, as doenças cerebrovasculares e as doenças respiratórias. A falta de saúde oral pode efetivamente contribuir para a degradação da saúde geral.

É por isso muito importante desenvolver (e manter) hábitos de higiene oral regulares e cuidados.

.

Higiene oral na MD Clínica

Os cuidados de higiene diários, apesar de essenciais à saúde oral, não conseguem assegurar a limpeza detalhada e minuciosa.

Para fazermos um acompanhamento preciso, minucioso e preventivo, dispomos de técnicas e equipamentos que nos permitem fazer o acompanhamento global da sua saúde oral:

  • Radiografias e, se necessário TAC, para registo, diagnóstico e acompanhamento detalhado da sua saúde oral entre sessões de higiene oral
  • Profijet – jacto com um pó que reduz as manchas dos dentes
  • AirFlow este sistema permite limpar com maior eficácia e assegura a remoção total de tártaro e bactérias sem, para isso, comprometer o seu conforto ou saúde oral

Mesmo em contexto de confinamento, tem autorização para circular e garantir os cuidados de saúde necessários. Não o deixe de fazer.

.

.