Roncopatia (ressonar)

Com a tecnologia Laser tratamos a sua Roncopatia (termo mais comum: ressonar).

.

O que provoca o som do ronco?

O ronco não constitui apenas um incómodo do ponto de vista conjugal e social, mas pode também ser a fase inicial da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), o que leva muitas pessoas a procurar ajuda médica.

Mas como surge este problema?

A roncopatia ou ressonar (normalmente conhecido como “ronco”) resulta de um som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe.

Dito de outra forma, o ronco resulta do esforço inspiratório durante o sono que estreita toda a via aérea superior (a qual tem tendência a colapsar em inspirações mais profundas) e que dificulta a passagem do ar em direção aos pulmões.

.
Quem está mais em risco e porquê?

A roncopatia está habitualmente associada ao aumento de peso e flacidez dos tecidos que compõem a via superior aérea, afetando mais os homens do que as mulheres. Contudo, essa diferença tenda a esbater-se à medida que a idade vai avançando.

A partir dos 60 anos, 60% dos homens e 45% das mulheres ressonam.

Existem outras causas que podem também provocar ou agravar o ronco durante a noite, como é o caso de:

  • Ingestão de álcool
  • Refeições “pesadas” ao jantar
  • Cansaço extremo
  • Toma de certos medicamentos (sobretudo aquelas que relaxam a musculatura da faringe, como alguns anti-depressivos, ansiolíticos ou relaxantes musculares).

Se encontrar semelhanças com o seu caso, não deixe de nos contactar para resolver de vez este problema.

 

Diagnóstico

Em muitos casos, o paciente não tem conhecimento dos episódios de roncopatia e são os familiares que se apercebem dos sintomas, especialmente durante a noite. Por esta razão, o casal ou a família do doente têm um papel fundamental na deteção de eventuais sintomas desta patologia.

A roncopatia pode ser diagnosticada e tratada na MD Clínica, depois de realizar uma polissonografia no nosso espaço. Somos um Centro Reconhecido pela BTI Biotechnology Institute, totalmente apto a diagnosticar estes casos.

 

Tratamento

Através da tecnologia Laser, o tratamento da roncopatia é indolor e ocorre em diversas zonas da cavidade oral. Ao retrair as mucosas e o palato mole, permite uma maior abertura das vias aéreas superiores e a consequente redução do incomodativo “ronco”. Os principais benefícios consistem em:

  • Resultados rápidos após 1ª sessão
  • Garantia de bem-estar imediato
  • Tratamento completo em 5 sessões

 

Tratamento acompanhado com app móvel SnoreLab

A aplicação móvel SnoreLab é um complemento precioso ao tratamento da roncopatia, pois foi criado de modo a facilitar a escuta, medição e rastreamento do seu ronco.

Neste sentido, o SnorLab fornece-lhe as ferramentas essenciais para controlar a qualidade do seu sono, durante o tratamento da sua Roncopatia.

 

MD Clínica | Tratamento Roncopatia (rossonar)

 

A título de exemplo, poderá acompanhar a sua evolução entre as 5 sessões de tratamento e partilhar os relatórios na sua consulta MD Clínica.

Teremos todo o gosto, durante a primeira consulta, em facultar-lhe mais informações de como e quando utilizar esta ferramenta.

 

 

MARCAR CONSULTA