Com a tecnologia Laser tratamos a sua Roncopatia (termo mais comum: ressonar).
.
O que provoca o som do ronco?
O ronco não constitui apenas um incómodo do ponto de vista conjugal e social, mas pode também ser a fase inicial da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), o que leva muitas pessoas a procurar ajuda médica.
Mas como surge este problema?
A roncopatia ou ressonar (normalmente conhecido como “ronco”) resulta de um som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe.
Dito de outra forma, o ronco resulta do esforço inspiratório durante o sono que estreita toda a via aérea superior (a qual tem tendência a colapsar em inspirações mais profundas) e que dificulta a passagem do ar em direção aos pulmões.
.
Quem está mais em risco e porquê?
A roncopatia está habitualmente associada ao aumento de peso e flacidez dos tecidos que compõem a via superior aérea, afetando mais os homens do que as mulheres. Contudo, essa diferença tenda a esbater-se à medida que a idade vai avançando.
A partir dos 60 anos, 60% dos homens e 45% das mulheres ressonam.
Existem outras causas que podem também provocar ou agravar o ronco durante a noite, como é o caso de:
- Ingestão de álcool
- Refeições “pesadas” ao jantar
- Cansaço extremo
- Toma de certos medicamentos (sobretudo aquelas que relaxam a musculatura da faringe, como alguns anti-depressivos, ansiolíticos ou relaxantes musculares).
Se encontrar semelhanças com o seu caso, não deixe de nos contactar para resolver de vez este problema.
Diagnóstico
Em muitos casos, o paciente não tem conhecimento dos episódios de roncopatia e são os familiares que se apercebem dos sintomas, especialmente durante a noite. Por esta razão, o casal ou a família do doente têm um papel fundamental na deteção de eventuais sintomas desta patologia.
A roncopatia pode ser diagnosticada e tratada na MD Clínica, depois de realizar uma polissonografia no nosso espaço. Somos um Centro Reconhecido pela BTI Biotechnology Institute, totalmente apto a diagnosticar estes casos.
Tratamento
Através da tecnologia Laser, o tratamento da roncopatia é indolor e ocorre em diversas zonas da cavidade oral. Ao retrair as mucosas e o palato mole, permite uma maior abertura das vias aéreas superiores e a consequente redução do incomodativo “ronco”. Os principais benefícios consistem em:
- Resultados rápidos após 1ª sessão
- Garantia de bem-estar imediato
- Tratamento completo em 5 sessões
Tratamento acompanhado com app móvel SnoreLab
A aplicação móvel SnoreLab é um complemento precioso ao tratamento da roncopatia, pois foi criado de modo a facilitar a escuta, medição e rastreamento do seu ronco.
Neste sentido, o SnorLab fornece-lhe as ferramentas essenciais para controlar a qualidade do seu sono, durante o tratamento da sua Roncopatia.
A título de exemplo, poderá acompanhar a sua evolução entre as 5 sessões de roncopatia e partilhar os relatórios na sua consulta MD Clínica.
Teremos todo o gosto, durante a primeira consulta, em facultar-lhe mais informações de como e quando utilizar esta ferramenta.