Dra. Alexandra Marques: inovação em Cirurgia Oral

Falámos com a Dra. Alexandra Marques, Médica Dentista e sócia-fundadora da MD Clínica, sobre a evolução da Cirurgia Oral: as novas tecnologias, as ferramentas digitais e as técnicas que diariamente são trabalhadas na MD Clínica para lhe devolver o seu sorriso.

 

Para a Dra. Alexandra Marques, como tem evoluído (e até revolucionado) a área de Cirurgia Oral na MD Clínica?

A Cirurgia Oral é uma área da Medicina Dentária que acaba por cruzar inovações e métodos que têm vindo a ser aplicados em várias especialidades da clínica e esta dinâmica permite uma maior inovação e evolução das várias técnicas.

 

Quais têm sido os principais benefícios alcançados?

As principais inovações em que temos apostado em Cirurgia Oral, na MD Clínica, são os implantes zigomáticos (utilizados em pacientes que já não têm osso no maxilar para colocar implantes dentarios normais), o laser e uma série de ferramentas digitais.

Todas estas inovações permitem resolver casos de pessoas que quase não tinham solução e com um menor tempo de recuperação. Em poucos dias, conseguimos que os nossos pacientes recuperem e façam a sua vida normal.

Em que áreas (ou para que que problemas) a equipa da Dra. Alexandra Marques tem dedicado mais tempo em inovação?

Apostamos muito, e cada vez mais, em tratar casos complicados: pacientes que já foram operados anteriormente e não correu bem, grandes reabilitações e regenerações ósseas.

Cada vez mais me procuram, por exemplo, para resolver cirurgicamente situações na zona dos dentes da frente que ficaram mal feitas.

 

Atualmente, quais os métodos que estão a obter resultados mais extraordinários e/ou rápidos?

O laser tem-me surpreendido imenso: o tempo de cicatrização é muito curto, a dor pós-operatória praticamente não existe e a recuperação é mesmo muito rápida.

 

Pode citar 2 ou 3 casos clínicos onde tenha recorrido a estes métodos?

Recebi uma paciente com uma lesão muito extensa, impossível de ser removida toda de uma só vez. Realizou a cirurgia com laser, vaporizei a  lesão e ao fim de 2 dias a paciente já comia de tudo e fazia a sua vida normal.

Outro caso, de uma paciente que tinha feridas no canto da boca (queilite angular) e já tinha realizado mais de 10 consultas com vários especialistas e tomado todos os remédios possíveis e impossíveis e com duas sessões de laser as lesões desapareceram por completo.

 

Das formações e encontros em que a Dra. Alexandra Marques esteve presente, o que destaca como sinais de futuro na Cirurgia Oral?

O futuro passa inteiramente pela evolução das ferramentas digitais. A tendência é que o trabalho da Medicina Dentária trabalhe cada vez mais guiado por ferramentas e plataformas digitais.

 

 

 

 

Conheça também:

MD Laser em Medicina Dentária >>

MD Laser em Estética Facial >>

MD Laser para Roncopatia e Apneia do Sono >>

MD Implantologia >>